Representação dos números naturais – O sistema romano
A humanidade inventou o número porque precisava contar coisas. Uma ideia muito importante foi associar símbolos a quantidades. Nesta aula falamos do sistema de numeração romana e calculamos algumas somas usando este sistema.
Nesta aula apresentamos o nosso sistema de numeração usual, que é um sistema decimal (usa 10 símbolos), e também posicional (o mesmo símbolo pode representar quantidades diferentes dependendo de sua posição).
Em Breve!
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Representações dos Números Naturais
Comparamos o sistema de representação decimal dos naturais com os sistemas egípcio e romano, mostrando as vantagens do primeiro sobre os demais
Nesta aula desenvolvemos uma maneira prática para calcular somas de números naturais, o chamado algoritmo da adição, que se baseia no valor posicional dos algarismos.
Nesta aula introduzimos a operação de multiplicação. Fundamentamos o algoritmo da multiplicação na ideia de agrupamento de 10 em 10 e valor posicional dos algarismos.
Multiplicação, contando objetos dispostos em modo retangular
Nesta aula mostramos como a contagem de objetos (moedas, por exemplo) dispostos em um arranjo retangular pode ser feita por meio de uma multiplicação. Esta observação permite ver certas propriedades da multiplicação.
Nesta aula apresentamos a propriedade distributiva da multiplicação. Esta propriedade será fundamental quando realizarmos multiplicação com números de dois ou mais dígitos.
Nesta aula realizamos multiplicação com números que possuem dois dígitos. A ideia é "quebrar" os números em dezenas e unidades e utilizar a propriedade distributiva, que foi discutida na aula anterior.
Nesta aula introduzimos a operação de subtração. Enfatizamos como os agrupamentos em dezenas, centenas..., implícitos na representação decimal, devem ser "remanejados" para possibilitar algumas subtrações.
A subtração de dois números vista como uma "diferença". Neste vídeo, introduzimos uma propriedade muito útil: ao somarmos a mesma quantidade a dois números sua diferença é preservada.
Fazemos algumas subtrações de duas formas diferentes. Por "empréstimos" e com a propriedade da aula passada. O mais importante é entender que não é necessário decorar a forma de efetuar as subtrações, mas entender bem e escolher qual o melhor para cada subtração.
Continuamos com a comparação entre as duas formas de subtrair, mas em exemplos um pouco mais complicados. O objetivo é fixar o que aprendemos.
Em Breve!
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Operações com números naturais - Parte 01
Discutimos a adição e a subtração de naturais, com especial ênfase nos algoritmos para as mesmas e no uso das propriedades dessas operações para a facilitação de cálculos
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function verExercicio(id, titulo){
var time = "";
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$('#modalExerciciosBody').html('');
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function verInterativo(id, titulo){
var time = "";
$('#modalInterativoLabel').html('');
$('#modalInterativoLabel').html(titulo);
$('#modalInterativoBody').html('');
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var math = document.getElementById("modalInterativoBody");
MathJax.Hub.Queue(["Typeset",MathJax.Hub,math]);
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function verInterativoFull(id, titulo){
var time = "";
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$('#modalInterativoFullBody').html(data + time);
var math = document.getElementById("modalInterativoFullBody");
MathJax.Hub.Queue(["Typeset",MathJax.Hub,math]);
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$('#modalInterativoFullBody').html('');
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function verQuiz(id, titulo){
var time = "";
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$('#modalQuizLabel').html(' '+titulo);
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$('#modalQuizLabel').html(' '+titulo);
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$('#modalQuizBody').html(data + time);
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MathJax.Hub.Queue(["Typeset",MathJax.Hub,math]);
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function conteudopessoa(conteudo_id,tipo_conteudo_id){
var assunto_id = 1;
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function fecharModalQuiz(){
if(confirm("Tem certeza que deseja fechar o Teste? \nO Teste será encerado e na proxima vez ele for aberto, o Teste terá reiniciado."))
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