Nesta aula discute-se o caso de congruência LLL
(Lado, Lado, Lado).
Com régua e compasso é construído um triângulo a partir do conhecimento das medidas dos seus lados.
Nesta aula são apresentados os casos de congruência LAL (Lado, Ângulo, Lado) e ALA (Ângulo, Lado, Ângulo).
Com régua e compasso é construído um triângulo a partir do conhecimento de dois dos seus lados e do ângulo entre eles.
Observa-se também nesta aula que LLA não é um caso de congruência.
A mediatriz do segmento AB é a reta que passa pelo ponto médio do segmento AB e é perpendicular a este segmento.
Nesta aula é provado o seguinte Teorema:
O ponto P pertence à mediatriz do segmento AB se, e somente se, a distância de P até A é igual à distância de P até B.
Usando-se congruência de triângulos, nesta aula é provado o seguinte Teorema:
Se P é um ponto da bissetriz do ângulo AOB então a distância de P à reta OA é igual à distância de P à reta OB.
Além disto, observa-se que na região interior do ângulo AOB, os pontos da bissetriz são os únicos que têm esta propriedade.
Construção da mediatriz e da bissetriz com régua e compasso
Nesta aula mostra-se como desenhar a mediatriz de um segmento e a bissetriz de um ângulo, usando-se apenas régua (não graduada) e compasso. Tais construções fundamentam-se nos casos de congruência de triângulos.
Um problema que utiliza o Teorema do ângulo externo
Nesta aula resolve-se um problema que consiste em determinar os ângulos de um certo triângulo isósceles sobre o qual são traçados alguns segmentos, todos de mesmo tamanho.
No final da aula, propõe-se um problema que é popularmente conhecido como "O triângulo russo".
Nesta aula resolve-se um problema que é popularmente conhecido como "O triângulo russo".
O problema é difícil, mas pode ser resolvido com os conceitos apresentados nas aulas anteriores.
Ceviana é uma reta que liga um dos vértices do triângulo ao lado oposto correspondente (ou ao seu prolongamento).
Nesta aula são apresentadas algumas cevianas importantes: bissetriz, altura e mediana.
São apresentadas algumas propriedades elementares destas cevianas.
Resolve-se também o seguinte problema:
São dados três pontos A, B e C e as distâncias AB, BC e AC. Descobrir se existe uma reta que passa simultaneamente por A, B e C.
Chega-se assim na noção de Desigualdade Triangular.
Nesta aula é apresentado um quadrilátero e pede-se para mostrar que a soma dos comprimentos de dois dos seus lados é maior que a soma dos comprimentos dos outros dois lados.
Propõe-se o problema de formular uma condição (em termos dos elementos geométricos já apresentados) de modo que dois segmentos AB e CD que estão sobre uma mesma reta r sejam congruentes.
Segmentos congruentes e um problema de contagem de retas
Nesta aula resolve-se o problema proposto na aula anterior.
Também resolve-se o seguinte problema:
Dados quatro pontos (A, B, C, D) no plano, quantas retas podem se traçadas contendo pelo menos dois destes pontos, dado que:
AB=9
AC=12
AD=5
BC=15
BD=14
CD=13
Condição de alinhamento de três pontos e a desigualdade Triangular I- 01
O quanto você sabe de triângulos? Nesse interativo, exercitam-se as condições de existência de um triângulo com determinados lados, além da classificação do mesmo com respeito ao comprimento de seus lados e ângulos.
Esse interativo mostra um problema bastante conhecido. Se estou do mesmo lado de um rio que uma árvore, qual o menor caminho de ir até a árvore tocando em algum ponto do rio?
Em Breve!
A Desigualdade Triangular
Este material teórico apresenta a desigualdade triangular e algumas aplicações interessantes
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