Aula 03 – Problema de Geometria – área (Banco de Questões – Nível 01 – Problema 36 – OBMEP 2012) – Parte I
Uma folha retangular de 20cm por 30cm foi cortada ao longo das linhas tracejadas AC e BD em quatro pedaços, dois triângulos iguais e dois polígonos iguais de cinco lados cada um, como na figura ao lado.
Os segmentos AC e BD têm o mesmo comprimento e se encontram no centro do retângulo formando ângulos retos.
Aula 03 – Problema de Geometria – área (Banco de Questões – Nível 01 – Problema 36 – OBMEP 2012) – Parte II
Uma folha retangular de 20cm por 30cm foi cortada ao longo das linhas tracejadas AC e BD em quatro pedaços, dois triângulos iguais e dois polígonos iguais de cinco lados cada um, como na figura ao lado.
Os segmentos AC e BD têm o mesmo comprimento e se encontram no centro do retângulo formando ângulos retos.
É um programa de Geometria Dinâmica, que permite construir objetos geométricos segundo suas definições e lógica que segue a teoria axiomática da Geometria euclidiana plana
Em Breve!
Resolução de problemas na sala de aula - Capítulo 1
Capítulo sobre Geometria e construções com régua e compasso
Aula 06 – Resolução de Problemas na sala de aula – Problemas de contagem colorindo bolinhas (Banco de Questões – Nível 01 – Problema 21 – OBMEP 2012)
Ana quer colorir as bolinhas de azul (A), preto (P) ou vermelho (V) de modo que bolinhas ligadas por um segmento tenham cores diferentes.
(a) De quantas maneiras diferentes Ana pode colorir a figura?
Aula 07 – Resolução de Problemas na sala de aula (Técnicas de contagem)
De quantas maneiras é possível colorir cada um dos círculos da figura com uma das cores: preto (P), azul (A) e vermelho (V), de modo que dois círculos ligados por um segmento tenham sempre cores diferentes?
Ana ainda quer colorir as bolinhas da figura de azul (A), preto (P) ou vermelho (V) de modo que as bolinhas ligadas por um segmento tenham cores diferentes.
Seis amigos, entre eles Alice e Bernardo, vão jantar em uma mesa triangular, cujos lados têm 2, 3 e 4 lugares. De quantas maneiras estes amigos podem sentar-se à mesa de modo que Alice e Bernardo fiquem juntos e em um mesmo lado da mesa?
Aula 09 – Resolução de problemas na sala de aula (Banco de Questões – Nível 03 – Problema 08 – OBMEP 2012)
A figura mostra um retângulo ABCD decomposto em dois quadrados e um retângulo menor BCFE. Quando BCFE é semelhante a ABCD, dizemos que ABCD é um retângulo de prata e a razão AB/AD é chamada razão de prata.
Aula 10 – Resolução de Problemas na sala de aula (Modelagem Pictórica por barras – Banco de Questões – Nível 01 – Problema 11 – OBMEP 2012) – Parte II
A balança está equilibrada. Os copos são idênticos e contêm, ao todo, 1400 gramas de farinha.
Os copos do prato da esquerda estão completamente cheios e os copos do prato da direita estão cheios até a metade de sua capacidade. Qual é o peso, em gramas, de um copo vazio?
Aula 11 – Resolução de Problemas na sala de aula (Banco de Questões – Nível 02 – Problema 07 – OBMEP 2012)
Ana escreveu cinco números em uma folha de papel.
Escondendo cada um deles e somando os outros quatro, ela obteve os seguintes resultados: 29, 32, 35, 39 e 41.
Qual é a soma do maior com o menor dos números que Ana escreveu?
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Resolução de problemas na sala de aula - Capítulo 3
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function verExercicio(id, titulo){
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function verInterativo(id, titulo){
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$('#modalQuizLabel').html(' '+titulo);
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$('#modalQuizBody').html(data + time);
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function conteudopessoa(conteudo_id,tipo_conteudo_id){
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